Curso NR 01 – Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) e Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR): A Base da Segurança para Sua Empresa
Na Treinacentro, sabemos que a gestão eficaz da segurança e saúde no trabalho é o pilar para qualquer empresa prosperar. Por isso, apresentamos o curso de NR 01 – Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), um treinamento essencial que capacita seus colaboradores a serem agentes ativos na identificação, avaliação e controle dos riscos em sua organização. Este curso é a fundação para que sua empresa implemente um sistema de gestão de segurança robusto e em total conformidade legal.
Descrição da Norma (NR 01)
A Norma Regulamentadora 01 (NR 01) é a espinha dorsal de todas as NRs. Ela estabelece as diretrizes e os requisitos gerais para o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) e as medidas de prevenção em Segurança e Saúde no Trabalho (SST). A NR 01 obriga as organizações a manterem um Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), que engloba o inventário de riscos e o plano de ação, buscando a melhoria contínua das condições de trabalho. O objetivo principal é proteger a vida e a saúde dos trabalhadores, prevenindo acidentes e doenças ocupacionais em todos os ambientes e setores de atuação da sua empresa.
Descrição do Curso
Nosso curso de NR 01 – GRO e PGR é um treinamento completo e estratégico, desenvolvido para capacitar equipes multidisciplinares da sua empresa. Com uma metodologia que combina teoria e a aplicação de cenários práticos, o curso aborda desde a compreensão da estrutura da NR 01 até a elaboração e implementação do PGR, incluindo a identificação de perigos, a avaliação de riscos, a definição de medidas de controle e o acompanhamento contínuo. Sua equipe estará preparada para ser proativa na gestão de riscos, garantindo um ambiente de trabalho mais seguro, produtivo e em conformidade.
O Que os Colaboradores da Sua Empresa Irão Aprender
Ao final do curso de NR 01 – GRO e PGR, os participantes da sua equipe estarão aptos a:
Interpretar e aplicar os requisitos gerais da Norma Regulamentadora 01.
Compreender os conceitos fundamentais do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO).
Elaborar o Inventário de Riscos da sua organização, identificando perigos e avaliando os riscos ocupacionais (físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes).
Desenvolver o Plano de Ação do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), definindo as medidas de controle e prevenção.
Entender as responsabilidades da organização e dos trabalhadores em relação à segurança e saúde no trabalho.
Promover uma cultura de prevenção e a melhoria contínua das condições de trabalho.
Atuar como multiplicadores do conhecimento sobre gestão de riscos em seus respectivos setores.
Trabalhadores que Necessitam Fazer o Curso
Este curso é fundamental para diversos perfis de colaboradores na sua empresa, especialmente aqueles que:
Integram o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT): Técnicos em Segurança do Trabalho, Engenheiros de Segurança, Médicos do Trabalho, Enfermeiros do Trabalho.
São membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA/CIPATR): Tanto titulares quanto suplentes, pois o GRO/PGR é a base para a atuação da CIPA.
Ocupam funções de Liderança e Gestão: Encarregados, supervisores, coordenadores e gerentes que precisam compreender e aplicar a gestão de riscos em suas áreas.
São Profissionais de Recursos Humanos (RH): Para entenderem as obrigações legais e implementarem políticas de SST.
Qualquer colaborador que tenha responsabilidade na identificação, avaliação ou controle de riscos em seu local de trabalho.
Mercado de Trabalho e Faixa Salarial para o Trabalhador
O domínio da NR 01 e do GRO/PGR é um conhecimento fundamental e transversal a todas as profissões e setores. Embora este curso não crie uma nova profissão, ele é um pré-requisito indireto para a atuação eficaz de profissionais de SST e um grande diferencial para qualquer colaborador que deseje ascender a cargos de liderança ou que tenha responsabilidades diretas sobre a segurança.
Para profissionais do SESMT, o conhecimento aprofundado da NR 01 é parte essencial de suas atribuições e esperada pelos empregadores, impactando positivamente suas oportunidades de emprego e progressão salarial. Para outros trabalhadores, essa qualificação demonstra proatividade, comprometimento com a segurança e capacidade de gestão, qualidades valorizadas que podem indiretamente impulsionar o crescimento na carreira e, consequentemente, a remuneração.
Conteúdo Programático e Carga Horária
O curso de NR 01 – GRO e PGR possui uma carga horária mínima de 8 horas, oferecida em formato teórico, e aborda os seguintes tópicos:
Introdução às Normas Regulamentadoras (NRs):
Histórico e hierarquia das NRs na legislação brasileira.
Objetivos e campo de aplicação da NR 01.
Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO):
Conceito e etapas do processo de GRO.
Importância do GRO para a segurança e saúde no trabalho.
Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR):
Estrutura e requisitos do PGR: Inventário de Riscos e Plano de Ação.
Responsabilidades na elaboração e implementação do PGR.
Inventário de Riscos Ocupacionais:
Metodologias de identificação de perigos.
Técnicas de avaliação de riscos (qualitativa, semi-quantitativa, quantitativa).
Documentação do inventário de riscos.
Plano de Ação:
Definição e hierarquia das medidas de controle (eliminação, substituição, controles de engenharia, administrativos, EPIs).
Planejamento e acompanhamento da implementação das medidas.
Preparação para Emergências:
A importância dos planos de resposta a emergências no contexto do GRO.
Direitos e Deveres:
Responsabilidades da organização e dos trabalhadores conforme a NR 01.
Gestão da Documentação do PGR e Registros.
Ciclo de Melhoria Contínua em SST.
Estudos de Caso e Aplicações Práticas (em cenários diversos da empresa).
Certificado
Ao concluir o curso de NR 01 – GRO e PGR com aproveitamento e frequência mínima exigida (75%), a sua empresa receberá um certificado de conclusão para cada participante. Este certificado, emitido pela Treinacentro, é reconhecido em todo o território nacional e atesta a capacitação dos seus colaboradores em conformidade com a Norma Regulamentadora 01. É um documento essencial para a comprovação de treinamento perante órgãos fiscalizadores e para a manutenção de um sistema de gestão de SST eficaz em sua organização.
Ficha de Informações
Embasamento Legal
O curso de NR 01 – GRO e PGR tem seu embasamento na Norma Regulamentadora 01 (NR 01) – Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, aprovada pela Portaria SEPRT nº 6.730, de 09 de março de 2020, e suas atualizações, incluindo as disposições da Portaria MTP nº 672, de 08 de novembro de 2021.
Pré-requisitos
Não há pré-requisitos específicos de formação para os trabalhadores.
Recomenda-se que o participante possua Ensino Médio completo para melhor aproveitamento do conteúdo técnico.
Objetivos
Capacitar os colaboradores da sua empresa a compreender e aplicar os requisitos da NR 01.
Habilitar as equipes para a elaboração e implementação eficaz do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).
Contribuir para a redução de acidentes e doenças ocupacionais em sua organização.
Promover uma cultura de segurança e prevenção, com engajamento dos colaboradores na gestão de riscos.
Assegurar a conformidade legal da sua empresa com as exigências mais recentes de SST.
Vantagens do Certificado para a Sua Empresa
Conformidade Legal Assegurada: Garante que sua empresa atende a um dos requisitos mais importantes da legislação de SST.
Redução de Acidentes e Doenças: Colaboradores capacitados identificam e controlam riscos, diminuindo a ocorrência de incidentes.
Melhoria da Produtividade: Ambientes mais seguros resultam em trabalhadores mais engajados e eficientes.
Prevenção de Multas e Passivos Trabalhistas: O cumprimento da NR 01 e a implementação do PGR evitam sanções.
Fortalecimento da Cultura de Segurança: Engaja os colaboradores na responsabilidade pela SST.
Melhoria da Imagem Corporativa: Demonstra o compromisso da sua empresa com a segurança e o bem-estar dos trabalhadores.
Invista na base da segurança da sua empresa com a Treinacentro. Entre em contato e solicite uma proposta personalizada para capacitar seus colaboradores na NR 01 – GRO e PGR!